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Inovação e tecnologia, Logística, Vendas e atendimento

Invista no relacionamento com os seus clientes e tenha promotores da sua marca!

Uma das definições de relacionamento é “ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses”.

Com esta definição, você consegue fazer algum tipo de analogia dentro da sua distribuidora ou atacadista? Espero que você tenha lembrado do relacionamento com o cliente.

Relacionamento com o cliente: o que é e a importância de cultivá-lo

Relacionamento com o cliente é uma conexão entre duas partes (cliente e empresa) com o objetivo de fidelizar, manter um vínculo de longo prazo e torná-lo um legítimo defensor da marca.

Para ser desenvolvido, o relacionamento precisa de boa convivência, comunicação e atitudes recíprocas. Além disso, ele só se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre os envolvidos.

Ter um bom relacionamento com o cliente da sua distribuidora ou atacadista agregará valor aos seus negócios, fidelizará seus clientes e ainda os tornará promotores da sua marca. 

É preciso investir em uma relação sólida, entregar valor e resolver os problemas deles, principalmente em vendas complexas, onde o tempo entre iniciar uma venda e de fato fechá-la é muito maior. 

Para dar o pontapé inicial neste relacionamento promissor com seu cliente, você precisa:

  • Pensar em suas necessidades
  • Colocar-se em seu lugar e agir de forma empática
  • Oferecer soluções 
  • Investir em ferramentas de atendimento 

Porém, para dar continuidade ao relacionamento com o cliente é preciso conhecer os possíveis tipos de relacionamentos que podem ser criados com cada perfil de cliente da sua distribuidora ou atacadista.

Principais tipos de relacionamento com o cliente

Com o avanço da tecnologia e da transformação digital, o relacionamento com o cliente vem sofrendo mudanças significativas.

Qualquer pessoa pode se tornar um potencial consumidor e, para isso, mais que atrair e conquistar novos clientes, a empresa precisa oferecer experiências incríveis em todos os canais que o cliente venha a ter contato com a sua marca. 

Por isso, conhecer os principais tipos de relacionamento com o cliente é essencial para que sua distribuidora ou atacadista se mantenha forte no mercado. 

Relacionamento de parceria

Este é o tipo de relacionamento no qual o cliente se identifica com a sua marca e propósitos, sentindo-se parte da sua empresa e vivendo-a no seu dia a dia.

Este sentimento é a contrapartida de um dos diferenciais da sua marca: as boas experiências que oferece ao cliente. 

Relacionamento empoderado

O relacionamento com este cliente precisa de duas coisas fundamentais: satisfação  com o produto ou serviço e preço justo.

Por isso, com este cliente é importante ser inovador, mostrar o diferencial da sua marca, além da qualidade e preço, para que, no momento que estiver em dúvida sobre qual marca escolher, opte pela sua.

Relacionamento de influência

Aqui, inovar, diferenciar, ser criativo, mostrar excelência são os pilares do relacionamento com o cliente.

Além disso, sua distribuidora ou atacadista precisa ser referência em seu nicho de negócio, afinal existe uma troca de interesse entre as partes, mas somente se seu negócio oferecer algo que encante seu cliente.

Isso pode ser feito por meio de descontos, ofertas diárias, bons preços, distintas formas de pagamentos, diversos canais de atendimento, entre outros. Assim, o nome da sua marca poderá ser compartilhado de forma positiva entre as empresas de um determinado segmento.

Tecnologia como aliada

No tópico anterior, dentre alguns tipos de relacionamento com o cliente, falamos sobre os três principais. Porém, há algo em comum entre elas: o seu diferencial.

Em um mercado extremamente competitivo como o de distribuidoras e atacadistas é primordial estar à frente da concorrência oferecendo soluções inovadoras e que, por meio delas, a experiência do seu cliente seja satisfatória e assertiva.

Para isso, contar com uma tecnologia que integre todos os seus canais de vendas, como a let da Gera, é uma ótima estratégia.

A let é uma solução omnichannel única para criar e gerir com autonomia estratégias de vendas sofisticadas, que em uma mesma plataforma permite a execução desde a estruturação, a gestão até a remuneração da força de vendas. 

Com ela, é possível definir a parametrização das regras de vendas e de marketing e o atendimento, oferecendo uma experiência integrada para seus clientes e parceiros.

Além disso, ao tornar sua empresa omnichannel com a ferramenta da Gera, é possível gerenciar todos os processos comerciais da sua distribuidora atacadista 100% em nuvem e acompanhar todas as movimentações em tempo real, integrar sistemas legados e aplicativos externos, criar segmentação de público e parametrização de ofertas, e muito mais!

A let também conta com soluções adicionais, um conjunto de ferramentas que pode levar ainda mais facilidade para os seus processos e otimizar o tempo gasto em atividades operacionais, como o chatbot, nosso atendente inteligente.

Ele permite estabelecer critérios de linguagem desejada (regionalismos), utilizar informações segmentadas, analisar os resultados e obter insights para melhorar cada vez mais a experiência de atendimento. 

A ferramenta aprende e interage a partir de intenções que são aprimoradas com base em dados extraídos durante os atendimentos nos diferentes canais (machine learning).

Dessa forma, em uma conversa iniciada pelo WhatsApp, Facebook ou outra plataforma, o cliente interage com o bot e tem a sensação de estar falando com uma pessoal real.  

Um bom relacionamento com o seu cliente se faz com um bom atendimento e a tecnologia pode revolucionar a maneira como a sua distribuidora ou atacadista fideliza seus clientes e, consequentemente, aumenta seu lucro.

Fale com a gente e veja o que a let, da Gera, pode fazer pelo seu negócio.

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